Copenhage a capital da Dinamarca deu um importante passo para a legalização da Maconha. O conselho da cidade aprovou por 39 votos a favor e nove contra uma proposta-piloto pela legalização e venda de pequenas quantidades em locais regulamentados e geridos pelo Estado. Antes de entrar em vigor o plano deverá ser votado no Parlamento.
"Nosso objetivo é acabar com o controle das gangues criminosas", disse La Vanguardia Lars Rasmussen Aslan social-democrata, um dos principais impulsionadores da proposta.
"É melhor que seja vendido por uma agência estatal, em vez de um traficante" e os centros teriam programas de atendimento ao cliente, tendo como objetivo ajudá-los a se livrarem do vício.
Por enquanto o projeto seria implementado apenas em Copenhague durante três anos. Se for bem sucedido estendido para o resto da Dinamarca ou mesmo por toda a Europa.
Enquanto isso o produto só pode-rá ser comprado pelos dinamarqueses ou estrangeiros residentes na capital dinamarquesa, para evitar que se torne uma espécie de meca da maconha como acontece em Amsterdam.
Aprovação final, portanto, parece mais perto agora do que antes embora ainda seja cedo para declarar vitória dado a oposição que alguns parlamentares já manifestaram.
Ajude-nos a derrubar a Lei N° 11.343/06.