Segundo o site Rolling Stone alguns dos membros mais conservadores do Partido Republicano defendem uma trégua nas restrições do Governo Federal em relação à legislação dos Estados que permitem o uso da Maconha, tanto medicinal quanto recreativa.
O "Respeito a Lei Estadual da Maconha", introduzido na Câmara quer imunizar quem agir legalmente sob as leis estaduais de Maconha no processo Federal nos termos da Lei de Substâncias Controladas. Dependendo do Estado, a legislação abrange a Maconha Medicinal e Recreativo e iria proteger não apenas os usuários de Estado-legal da Cannabis, mas também as empresas que cultivam, processam, distribuem e vendem maconha nesses Estados.
A legislação está de acordo com dados de pesquisa que constatou que 60 por cento dos americanos acreditam que os federais devem permitir os Estados de se auto-regularem, quando se trata de maconha. A mesma pesquisa conclui que 57 por cento dos republicanos também favorecem essa abordagem, o que pode explicar por que este projeto de lei está atraindo os arqui-conservadores partidários na Câmara.
Existem mais sete Estados para legalizar a Maconha e os três co-patrocinadores são:
Rep. Dana Rohrabacher da Califórnia, conhecido por não acreditar que o homem é o responsável pelo Aquecimento Global.
Rep. Don Young do Alasca, o mentor do infame "Bridge to Nowhere" , que recentemente foi notícia por recordar os "wetbacks" de seu pai empregados na fazenda da família.
E Rep. Justin Amash de Michigan, que foi recentemente "expurgado" da Comissão de Orçamento da Câmara republicana - supostamente por ser muito conservador - e que repetidamente votou contra as sanções para endurecer o tráfico humano.
Falando em nome do grupo, o deputado republicano Rohrabacher disse que o projeto de lei bipartidário "estabelece que os federais devem respeitar os Estados em todas as leis sobre a Maconha" por "manter o Governo Federal fora do negócio de criminalizar atividades de Maconha em Estados que não quer que ele seja criminalizada. "
Steve Fox, diretor nacional de política do "Marijuana Policy Project", saudou o esforço para dobrar a lei federal de maconha para a vontade dos Estados. "A proibição da maconha está em seus últimos dias, porque a maioria dos americanos já não apoia", disse Fox, acrescentando que a nova legislação oferece a Câmara uma chance de votar neste princípios: "Esta legislação apresenta uma oportunidade perfeita para os membros de abraçar a noção de que os Estados devem ser capazes de desenvolver sistemas para regular a Maconha sem que seus cidadãos tenha que se preocupar em quebrar a lei Federal. "