Cometa ISON Se Aproxima


Cometa C/2012 S1 ISON conhecido por Cometa ISON, ISON ou Cometa do Natal, sua aproximação máxima se dará do hemisfério norte da Terra e será no dia 25 de Dezembro de 2013.

Astrônomos da NASA, utilizando o telescópio Spitzer, conseguiram observar o cometa ISON, que deve passar próximo a Terra no final do ano, lançando milhões de quilos de poeira e dióxido de carbono no espaço.

Por conta da distância do cometa, cerca de 502 milhões de quilômetros do sol, três vezes mais longe do que a Terra, o tamanho e densidade do cometa ainda não podem ser afirmados com certeza. Estima-se que ele seja pequeno, com menos de 5 quilômetros de comprimento, mas com peso entre 3,2 milhões e 3,2 bilhões de toneladas. Apesar disso, foi possível determinar o quanto de material ele está despejando no espaço.

“Nós calculamos que o ISON esteja despejando cerca de mil toneladas de dióxido de carbono e 54,4 mil toneladas de poeira todos os dias”, disse Carey Lisse, líder da campanha de observação do ISON. Só de cauda, o cometa tem aproximadamente 300 mil quilômetros.

Com os novos dados coletados, os astrônomos acreditam que ganham mais informações que possam auxiliar a explicar como e quando o sistema solar foi formado.

Como todos os cometas, o ISON é formado por uma suja bola de neve com poeira, água e gases congelados, como a amônia, o metano e o dióxido de carbono. Este grupo de elementos forma o que os cientistas acreditam ser os blocos fundamentais de formação de um planeta ou corpo celeste.

Foto do Cometa registrada pelo telescópio Hubble.





No "link" abaixo endereço onde é possível aplicar filtros na imagem de ISON.


A baixo uma simulação baseada nas leis da física de como o cometa e sua cauda se comporta diante dos efeitos dos ventos solares, pressione o ponteiro do rato sobre ele e mova para retroceder no tempo e mudar a posição e veja como sua cauda move-se no sentido contrário ao sol.

A baixo vemos o vídeo da NASA onde mostra o suposto Cometa ISON em seus últimos momentos antes de se desintegrar, note que sua cauda se comportou de maneira um pouco diferente do simulador.